.

Notícias
(10/03/2010)
LUTO -MESTRE TRAN



Como presidente da Federação Brasileira de Taekwon-Do ITF e em nome de nossos membros gostaria de expressar o nosso profundo pesar à família do GM Tran Trieu Quan por esta perda irreparável.  

Particularmente, admiro-o por ter revolucionado o estilo de combate por volta dos anos 80, prova disso seu aluno o famoso Paul Germain. GM Tran sempre estará presente em nossa memória por tudo que fez em prol do Taekwon-Do e da ITF.

Mestre Raul Sanchez


Grão Mestre Tran Trieu Quan - Currículo  
Grão Mestre Tran Trieu Quan nasceu em Hanoi, Vietnam em 1952. Cidadão canadense. Residia em Canadá há mais de 30 anos.

No Taekwon-Do
Em 1964, GM Tran começou o treinamento do Taekwon-Do, obtendo a sua faixa preta 1 grau em 1967.  Aos dezessete anos, como secretário-geral do Comitê de Estudantes na escola secundária Toan Truong Vo de Saigon, ele inovou ao iniciar um Centro de Taekwon-Do. No final do primeiro ano, o clube teve mais de 500 membros, que foram logo competindo com sucesso em diversas competições regionais e nacionais.

Em 1970 mudou-se para o Canadá para continuar seus estudos universitários em 1970. Começou a ensinar Taekwon-Do na Universidade Laval e no departamento de recreação municipal. Fundou a Sainte-Foy Taekwon Do Clube e a Federação de Quebec International Taekwon-Do (ITF).

Em 1981, publicou um manual de defesa pessoal para mulheres intitulado “Não tenha medo”. Sob sua liderança, Taekwon-Do ITF foi aceito como um curso creditado na Universidade Laval. Em 1986, com US $ 100.000 em financiamento do governo, ele montou um programa para treinar jovens desempregados para se tornar instrutores de Taekwon-Do. GM  Tran foi o técnico chefe da equipe canadense de 1980 a 1989, levando-os para a maior premiação por equipes no Campeonato do Mundo realizado em Glasgow (Escócia) em 1984. Naquele mesmo ano, foi nomeado "Treinador do Ano” em Quebec  por uma Comissão composta por representantes de comunicação e  de entidades esportivas.

Em 1985, ele foi eleito por dois mandatos consecutivos como presidente da Canadian Taekwon-Do Federation ITF (CTFI), servindo até 1989.

Em 1986 o GM Tran junto ao GM Trajtenberg vem ao Brasil para solicitar ao Mestre Sanchez a reestruturação e divulgação do Taekwon-Do ITF. Primeira das varias visitas do GM Tran ao Brasil

Em 1990, GM Tran recebeu seu certificado de 7º Dan do fundador do Taekwon-Do, General Choi Hong Hi, ganhando o título de "Mestre". Nesse mesmo ano, ele organizou o 8º Campeonato Mundial de Taekwon-Do em Montreal (Canadá). Representantes da mídia e do público selecionaram este campeonato como o evento "Melhores do Ano". Neste ano também acompanha ao General Choi na sua primeira visita ao Brasil.

General Choi pediu ao GM Tran para atuar como presidente da Continental Panam Taekwon-Do Federation (ITF) em 1991.
Desde 1980, a GM Tran deu seminários de Taekwon-Do em muitos países e ajudou ao General Choi em numerosas missões promocionais. Além disso, ele esteve envolvido em atividades de desenvolvimento estratégico e serviu como um mediador de Taekwon-Do entre as federações nacionais ao redor do planeta.

Em 1990 GM Tran organiza o  simCampeonato Mundial em Montreal, Canadá

Em 2000, GM Tran ganhou seu 8º Dan. Em 2001, a pedido do General Choi, novamente ele se tornou presidente da Continental Panam Taekwon-Do Federation (ITF), bem como Presidente do Comitê de Torneios ITF. Em dezembro de 2002, após a morte do General Choi, sendo o Sr. Russell MacLellan, Presidente da ITF, nomeou ao GM Tran como membro do Conselho da ITF, dando-lhe um papel mais ativo na gestão da ITF.

Em 2004 GM Tran e eleito Presidente da International Taekwon-Do Federation.

Em 2007 é o organizador do 15º Campeonato Mundial Sênior e o 9º Campeonato Mundial Junior em Quebec, Canadá.

No 16th Congresso de ITF é reeleito como presidente da ITF

 

Em Dezembro de 2008, GM Tran é promovido a 9º Dan pelo GM Van Binh

Experiência Professional
GM Tran é licenciado em engenharia mecânica pela Universidade de Laval, em Québec (Canadá) e é um reconhecido especialista em segurança da edificação. Ele também tem participado de cursos em gestão pública, marketing internacional e de comunicação oferecidos pela Universidade Laval, Escola do Ministério de Relações Internacionais de Quebec e do World Trade Center em Montreal.

1974-1987                                                                                                                   Consultor Técnico do Centro de Operações Regionais de Inspeção de Edifícios do Ministério do Trabalho, da Província de Québec (Canadá)

1987-1989
Consultor em segurança de edifícios na Escola Nacional de Administração Pública, ministrando cursos especiais avançados sobre o pedido de construção de normas de segurança em hospitais e escolas

1990-1994
Fundador e Presidente, TTQ & Associates International Corporation, uma empresa que ajudou empresas canadenses que pretendiam fazer negócios no Vietnã do Sul e outros países do Leste Asiático

1998 - presente
Sócio Fundador e Presidente da Norbati Trân Consultores & Associados uma empresa de engenheiros, arquitetos e outros especialistas oferecendo as suas competências em treinamento e gestão para construção de projetos de segurança para reformar e modernizar o sector da construção, particularmente em economias emergentes

Sua luta por Justiça e Liberdade
Durante uma viagem de negócios para ao Vietnam em 1994, GM Tran foi acusado injustamente por causa de uma transação comercial falha onde ele estava agindo como intermediário. Ele foi o bode expiatório e, após um julgamento sumário, condenado à prisão perpétua

Investigações realizadas pela Interpol, autoridades canadenses, e um determinado jornalista confirmaram sua inocência. O caso atraiu o apoio de um enorme público no Canadá - mais de 125.000 pessoas assinaram uma petição para sua libertação em todo o mundo. O governo Canadense interveio, como fez o Centro de Direitos Humanos das Nações Unidas e a Anistia Internacional. Depois de quase três anos de prisão, Tran foi liberado e retornou para o Canadá.

Como resultado desta experiência, ele foi selecionado pelo Centro Internacional de Direitos Humanos e Democracia do Canadá como um embaixador na forma de testemunha num programa organizado como parte das comemorações do 50 º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ele contou sua história para grandes platéias em todo o Canadá, destacando a importância dos direitos humanos para todos

GM Tran credita sua capacidade de sobreviver a esta provação a sua extensa formação no Taekwon-Do, a sua firme convicção de que os princípios do Taekwon-Do - integridade, espírito indomável e perseverança - e muitos anos de estudo da filosofia do Taekwon-Do. Em condições extremamente difíceis, ele usou a meditação para encontrar a força interior que dava sentido à sua vida e lhe permitiu incentivar outros presos a cultivar a esperança em uma situação aparentemente sem esperança

Em 1997, a associação profissional de engenheiros de Quebec homenageou GM Tran pela sua determinação e força de caráter.

GM Tran esta casado com My Nguyen Tran, seus filhos são Joliette, Cécilia, and Nicholas. Em Maio de 1997 durante a Semana da família em Quebec a família do GM Tran foi eleita a “Familia do Ano” 

GM Tran morre em Haiti vitima do terremoto que castigou Porto Principe em janeiro de 2010.

 

 


<< Voltar


FBT © 2003 - All rights reserved