.

Notícias
(11/06/2008)
PANAMERICANO


RELATÓRIO DO 1º CURSO DE TORNEIOS E ARBITRAGEM ITF

 

Com motivo do 8º Campeonato Pan-americano e a pedido do Mestre Raul Sanchez, foi realizado nas instalações do Hotel FAIAL o 1º Curso Oficial de Torneios e Arbitragem da ITF para atualizar e padronizar a arbitragem no Campeonato.

Participaram do mesmo 42 instrutores e Assistentes de Instrutor de 10 países.

O curso foi ministrado pelo Comitê de Torneios e Arbitragem da ITF, o Mestre Alberto Katz e o Instrutor Internacional Kurt Ottesen.

No curso realizado em três blocos o dia 29 e dois blocos dia 30 foram apresentados de maneira simples e clara a utilização do sistema eletrônico de pontuação para a competição de luta e forma. Realizou-se também um fórum de discussão aonde se esclareceram dúvidas e trocaram opiniões.

“Um excelente trabalho de equipe” disse o Mestre Raul Sanchez que agradece a todos os participantes que deram apoio a esta iniciativa.

 

 8º CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE TAEKWON-DO ITF

 

Realizou-se com enorme sucesso na cidade de Florianópolis, Brasil, do 01 ao 04 de Maio, a 8ª edição do Campeonato Pan-Americano. A organização, a pedido do Mestre Raul Sanchez, contou com o apoio do governo de Santa Catarina.

O local do encontro foi o Estádio do Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina que reuniu 700 participantes do Canadá, USA, Jamaica, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. A cerimônia de Abertura ocorreu no Sábado às 14h.

Faixas Coloridas e faixas pretas se encontraram na competição mais importante do Continente Pan-Americano. 

 

O Comitê de Arbitragem foi presidido pelo Mestre Alberto Katz que contou com uma equipe de assistentes. Trabalhou-se com 6 ringues simultâneos durante os quatro dias do evento, dois deles com sistema eletrônico de pontuação.

Chile, Jamaica, Argentina, Paraguai e Brasil competiram por equipe.

Argentina chegou com Brasil na final masculina de luta por equipe. Consagrou-se campeão depois de uma excitante disputa.

O Mestre Sanchez fez a entrega do troféu Overall ao Instrutor Internacional Edgardo Villanueva que compartilhou o pódio com os Mestres Fabian Pini, Marcelo Vatrano, Carlos Composto, Carlos Lorecife, Acides Solís e o Instrutor Internacional Marcelo Pedrini.

A festa de encerramento foi na famosa discoteca Floripa Music Hall com grande presença de participantes.

 

8º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO CONTINENTAL PAN-AMERICANA

 

No salão A do Hotel Valerim Plaza, em Florianópolis, foi realizado o 8º Congresso da Federação Pan-Americana Continental de Taekwon-Do ITF. A reunião contou com a presença do Presidente da Federação Pan-Americana, Mestre Javier Dacak, quem deu as boas-vindas a todos os presentes e a seguir começou a tratar os temas da Agenda.

Presentes os Mestres Edgar Splitte (Argentina), Jorge Rogers (Argentina), Clint Norman (Canadá), Ruben Suarez (USA), Carlos Composto (representante de Uruguai), Marcelo Vatrano (representante de Uruguai), Juan Martinez (Venezuela), Raul Sanchez (Brasil) eos Instrutores Internacionais Philippe Rangel (Brasil), Kurt Ottesen (Canadá), Froylan Quiroga (Colômbia), Ivan Bossio (Colômbia), Nicolás Cavalleiro (Paraguai), Luis Martinez (Paraguai), Joleen Masters (Jamaica), Artur Barrows (Jamaica), Eduardo Oviedo (Chile) y L. Gato Gato (Porto Rico).

Aprovados por todos os presentes, os novos cargos da Comissão Diretiva da Federação Pan-Americana:

Presidente: Mestre Javier Dacak (Paraguai)

Vice-Presidente: Mestre Clint Norman (Canadá)

Secretário: Mestre Raul Sanchez (Brasil)

Presidente do Comitê de Torneios e Arbitragem: Mestre Ruben Suarez (USA)

Membro do Comitê de Torneios e Arbitragem: Instrutor Internacional Abelardo Benzaquen (Argentina)

 

Foi apresentada e aprovada a proposta para o 9º Campeonato Pan-Americano, na cidade de La Plata, Argentina, em 2010. A organização do evento estará sob o comando dos Instrutores Internacionais Edgardo Villanueva e Marcelo Pedrini. A empresa Sybila será o patrocinador do campeonato.

Foi aprovado também o 10º Pan-Americano, em 2012, em Saskachewan, Canadá, sob o comando do Mestre Clint Norman.

 

3º CONGRESSO SUL-AMERICANO

 

Apos finalizado o 8º Congresso Pan-Americano os representantes dos países da América do Sul: Argentina, Chile, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Colômbia permaneceram e deram inicio ao 3º Congresso Sul Americano.

O Instrutor Internacional Froylan Quiroga, representando a Colômbia solicitou a realização do 3º Campeonato Sul-Americano em 2009.

 

 


<< Voltar


FBT © 2003 - All rights reserved