.

Notícias
(27/06/2007)
PROJETO SOCIAL


PROJETO SOCIAL “ TAEKWON-DO ITF NA INCLUSÃO SOCIAL ” 

 

Desenvolvido pelo professor Marcelo Mollica, faixa preta 2º Dan do CENTRO BRASILEIRO DE TAEKWON-DO ITF de Rio Bonito, filiado a FBT em parceria com a Prefeitura de Rio Bonito, interior do Estado do Rio de Janeiro.

Implantado em Dezembro de 2003 no segundo Distrito de Rio Bonito.

 

Objetivo: ensinar Taekwon-Do ITF a crianças e jovens carentes. Colaborar na formação do indivíduo para uma melhor inclusão na sociedade.

 

O Professor Marcelo Mollica (46) nasceu em Buenos Aires, Argentina, e mora no Brasil desde 1985, onde se graduou faixa preta em 1990 com o Mestre Raúl Sanchez. Com o objetivo de buscar um lugar mais tranqüilo para morar, encontrou na cidade de Rio Bonito o lugar ideal para constituir família e realizar seu sonho de montar um Núcleo de Taekwon-Do.

No começo, contou com a ajuda do Pároco, Rogério Pamponet, quem gentilmente cedeu o salão da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Boa Esperança para iniciar o trabalho. Na própria igreja, após o sermão, era muito divulgado e comentado o trabalho que professor Marcelo vinha desenvolvendo com as crianças da comunidade.

O professor Marcelo enfrentou grandes dificuldades como a falta de uniformes e recursos para manter o projeto em andamento, mas sua perseverança e seu sonho foram maior que qualquer obstáculo. Na época dos campeonatos faziam rifas e juntavam dinheiro para participar e apresentar resultados.

Ainda segundo ele, o apoio permanente da Prefeitura de Rio Bonito, através do  Prefeito José Luiz Alves Antunes foi o fator principal para sua evolução.

Hoje, o Centro funciona com dois núcleos, o da Paróquia e outro em Parque Andréa, no Ginásio Poliesportivo Narciso de Oliveira, bairro também da localidade.

O projeto do Núcleo rendeu muitos frutos em campeonatos estaduais, brasileiros, sul-americanos e internacionais. Os alunos já conquistaram 75 medalhas sendo 25 de ouro.

 

Com apoio da prefeitura a Núcleo realizou o Campeonato Carioca de 2006 na própria cidade, recebendo grandes elogios e no dia 4 de Agosto realizará o 6º Campeonato Brasileiro reunindo atletas de todo o país.

 

A ex-secretária de Esporte e Lazer Cantianila Fialho, que contribuiu para o crescimento do Centro, enfatizou a importância deste trabalho para o Município: "Estamos inovando o esporte em Rio Bonito. O Taekwon -Do é vitorioso graças à disciplina, a estratégia e a dedicação do professor Marcelo Mollica...”

 

O Padre Rogério Pamponet declarou: "Este esporte é um forte estímulo para estes jovens que vivem neste lugar carente de oportunidades. Era uma alegria ver as crianças depois de cada campeonato passear pelo bairro, beijando as medalhas penduradas no pescoço. Isso nunca tinha acontecido antes".

 

O Mestre Raul Sanchez elogia esta iniciativa e agradece ao Padre Rogério e a Prefeitura de Rio Bonito por acreditar e dar suporte ao trabalho que vem desenvolvendo o Centro Brasileiro de Taekwon-Do. Ele disse: “O Taekwon-Do  é uma arte marcial de auto defesa e traz consigo educação e valores espirituais e morais importantes na formação do individuo e na construção de uma sociedade melhor. Por isto devemos trabalhar com as crianças e jovens de hoje porque eles serão os líderes de amanhã “.

 

O Núcleo veio crescendo em seus quatro anos de existência e já formou um faixa preta, o aluno Jucimar da Conceição (30) que está ministrando aulas em um novo núcleo da Prefeitura.

 

Ele nos diz: “Depois que soube que em meu bairro tinha Taekwon-Do fiquei muito entusiasmado. Eu já tinha algum conhecimento desta arte mas quando vi o professor Marcelo ensinando fiquei muito feliz e logo comecei a treinar com a meta de converter-me em faixa preta e dar aula posteriormente.

Graças a Deus foi o que aconteceu e em dezembro de 2006 formei-me faixa preta e estou dando aula!

Também ganhei muitas medalhas em competições. Meu professor está de Parabéns!

 

 

 

 


<< Voltar


FBT © 2003 - All rights reserved