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Notícias
(14/02/2007)
X - CAMPEONATO PAULISTA




INFORMAÇÃO GERAL
 
· DIA
28 de abril de 2007 (sábado)
· LOCAL
SESC - Ginásio Vermelho – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Consolação.

09h00 – Reunião com os árbitros e técnicos
Ø Formação dos competidores
Ø Abertura Oficial
09h30 - Inicio da Competição

Não haverá intervalo

· ARBITRAGEM
Todos os Faixas Preta deverão usar o uniforme padrão para arbitrar.
Comparecer a reunião no Ginásio às 09h00.
UNIFORME
Camisa branca;
Calça azul (não será permitido jeans);
Gravata azul (sem outra cor ou decorada);
Tênis branco.
COMPORTAMENTO
Observar as seguintes regras:
1. Comportar-se com consciência e dignidade;
2. Estar bem alicerçados quando dão resoluções (REGULAMENTO);
3. Manter distância dos competidores;
4. Sentar-se com postura.
OS ÁRBITROS NÃO PODERÃO ATUAR COMO TÉCNICOS

· CATEGORIAS
Divisão:
(9º, 8º e 7º gup)
(6º, 5º e 4º gup)
(3º, 2º e 1º gup)
Faixa Preta (I a IV dan)
 
PRÉ-MIRIM  : 08 e 09 anos (divisões por contextura física/ categoria mista)
MIRIM : 10 e 11 anos (divisões por contextura física/ categoria mista)
INFANTIL : 12 e 13 anos (divisões por peso/ masculino e feminino)
JUVENIL : 14 e 15 anos (divisões por peso/ masculino e feminino)
JÚNIOR   : 16 e 17 anos (peso oficial ITF/ masculino e feminino)
ADULTO   : de 18 até 34 anos (peso oficial ITF/ masculino e feminino)
SENIOR  : acima de 34 anos

· CHAVES
O sorteio será realizado no sábado, dia 21 de Abril as 10h00, na sede do Cho Taekwon-Do.

A ORGANIZAÇÃO RESERVA-SE O DIREITO DE UNIR OU SUBDIVIDIR AS CATEGORIAS, SE CONSIDERAR OPORTUNO, PARA O MELHOR DESENVOLVIMENTO DA COMPETIÇÃO.
NÃO E PERMITIDO A ALTERAÇÃO DAS CHAVES SEM CONSULTAR PREVIAMENTE O PRESIDENTE DO COMITÊ ORGANIZADOR.

· SISTEMA DE DECISÃO – Individual/Equipe
FAIXA COLORIDA (bandeirolas)
FAIXA PRETA (papeletas)
Poderão participar número ilimitado de competidores.
Será utilizado o sistema simples de eliminação, e não haverá disputa de 3º lugar.

· DIVISÃO DA COMPETIÇÃO
A competição será dividida em disputas INDIVIDUAL e por EQUIPE

 

1. Individual – (masculino/feminino)
As modalidades serão:
a) FORMA;
b) LUTA;
c) TÉCNICA ESPECIAL;
d) TÉCNICA DE POTÊNCIA.

a) FORMA
· FAIXA COLORIDA – Competirá com a FORMA designada pelo árbitro, devendo o árbitro levar em consideração o seguinte: Ex. 8º gup c/7º gup, a FORMA será Chon-Ji ou Dan-Gun)
· FAIXA PRETA – Deverá apresentar uma FORMA opcional e outra designada (de acordo com a sua graduação ex. 1º Dan de Chon-Ji até Ge-Baek).

Serão aplicadas as seguintes decisões:

i. Quando três (3) ou mais árbitros decidem a favor de um competidor, então este competidor é o ganhador. 
ii. Quando três (3) árbitros decidem dar empate e dois (2) decidem a favor de um competidor, então este  competidor é o ganhador. 
iii. Quando dois (2) árbitros decidem a favor de um competidor, um (1) árbitro a favor do outro e dois (2) árbitros  a favor do empate, então o competidor com dois árbitros a favor é o ganhador.
iv. Quando dois (2) árbitros decidem a favor de um competidor e outros dois (2) árbitros a favor do outro e um (1)  árbitro decide pelo empate, então se designará uma forma para ser executada, até que se decida o ganhador.
v. Quando um (1) árbitro decide a favor de um competidor e quatro (4) árbitros dão empate, então, se designará  uma forma para ser executada, até que se decida o ganhador.

b) LUTA
· PESAGEM – (não haverá)
Caso seja constatado que o competidor esteja acima do peso por ele informado, alem de 1 kg de diferença, o mesmo será desclassificado.  (Não podendo participar em outra divisão de peso)

· TEMPO DE DISPUTA
Até 15 anos será 1 (um) round de 1:30 (um minuto e trinta segundos).
De 16 anos em diante será 1 (um) round de 2:00 (dois minutos).
Faixa Preta - 16 anos em diante será 2 (dois) round de 2:00 (dois minutos) por 1:00 (um minuto) de descanso.
Caso haja disputa entre faixa colorida c/preta, os árbitros do ringue decidirão o nº. de rounds.

Serão aplicadas as seguintes decisões:

i. Quando três (3) ou quatro (4) árbitros laterais decidem a favor de um competidor, então este competidor é o  ganhador. 
ii. Quando três (3) ou quatro (4) árbitros laterais decidem a favor de um empate, então haverá mais um (1) round  de um (1) minuto. Se o empate persistir, então ao primeiro ponto marcado determinará o vencedor.
iii. Quando dois (2) árbitros laterais decidem a favor de um competidor {dois (2) a favor de um competidor + um  (1) a favor do outro + um (1) a favor do empate ou dois (2) a favor de um competidor + dois (2) a favor do  empate}, então o competidor que tiver a decisão dos árbitros é o ganhador.
iv. Quando dois (2) árbitros laterais decidem em favor de um competidor e os outros dois (2) árbitros decidem em  favor do outro, então haverá a continuação mais um (1) round de um (1) minuto.
 Se este resultado continuar, então ao primeiro ponto anotado determinará o vencedor.
v. No caso da decisão pelo Primeiro Ponto anotado será considerado ponto quando pelo menos três (3) árbitros  laterais decidem em favor de um competidor, então este competidor será o ganhador.

c) TÉCNICA ESPECIAL – (acima de 16 anos)
 É facultativo a cada competidor participar de cada item listado para seu grupo.

Serão aplicadas as seguintes decisões:

i. Depois do sinal do árbitro com a bandeirinha vermelha, cada competidor ou membro da equipe terá sessenta (60) segundos para cada item para medir a distância (toque não permitido) seguida da tentativa para quebrar à madeira (s).
  A tentativa deverá iniciar e finalizar em uma posição L com bloqueio de antebraço.
ii.  Os árbitros devem anular uma técnica quando o atleta não mantenha o seguinte:
  a.) Equilíbrio e postura correta durante toda a técnica.
 b.) Ferramenta de ataque correta, de maneira correta.
 c.) Derrubar um ou todos os obstáculos.
iii. Os árbitros devem examinar as tábuas antes de cada item.
iv. Cada tábua quebrada contará dois (2) pontos e a trincada contará um (1) ponto.
v. Os três maiores placares serão 1º, 2º, e 3º colocados.
vi.  No caso de empate o Presidente da Mesa selecionará um item para que seja determinante. Os competidores  empatados continuarão até que os lugares sejam decididos.

 

 


FAIXA COLORIDA - (4º a 1º GUP)
                                                                                                                                            ALTURAS
TÉCNICAS MASCULINO FEMININO
Twimyo Nopi Chagi (Chute p/cima saltando) 2,50 2,20
Twimyo Dollyo Chagi (Chute semicircular saltando) 2,40 -
Twimyo Nomo Yop Cha Jirugi (Chute saltando s/obstáculo) 2,50/70 150/70

FAIXA PRETA – (I a IV DAN)
              ALTURAS
TÉCNICAS MASCULINO FEMININO
Twimyo Nopi Chagi (Chute p/cima saltando) 2,60 2,25
Twimyo Dollyo Chagi (Chute semicircular saltando) 2,50 2,20
Twimyo Dollmyo Chagi (Chute 360º) 2,30 -
Twimyo Bandae Dollyo Chagi (Chute Reverso saltando) 2,30 -
Twimyo Nomo Yop Cha Jirugi (Chute s/obstáculo saltando) 2,70/70 170/70

d) TÉCNICA DE POTÊNCIA – (acima de 16 anos)
 É facultativo para cada competidor tentar cada item.

 Serão aplicadas as seguintes decisões:

i. No quebramento de potência é permitido dar um passo a frente para deslizar, pular ou saltar. O  quebramento deverá iniciar e finalizar em uma posição L com bloqueio de antebraço.
 Para Sonkal o golpe poderá ser para dentro ou para fora
ii. Depois do sinal do árbitro com a bandeirinha vermelha, cada competidor ou membro da equipe tem cinqüenta  (50) segundos para cada item para medir a distância (toque permitido) seguida da tentativa de quebrar à  madeira (s).
iii. Os árbitros poderão anular uma técnica quando o competidor não mantenha o seguinte:
 i.) Equilíbrio e postura durante toda a técnica.
 ii.) Ferramenta de ataque correta, de maneira correta.
iv. Os árbitros devem examinar as tábuas antes de cada item.
v. Cada tábua quebrada contará dois (2) pontos e a trincada contará um (1) ponto.
vi. Os três maiores placares serão 1º, 2º, e 3º colocados.
vii. No caso de empate o Presidente da Mesa selecionará um item para que seja  determinante. Ele decidirá  quantas tábuas serão usadas. Os competidores empatados continuarão até que os lugares sejam  decididos.

FAIXA COLORIDA - (4º a 1º GUP)
                                                                                                                                          
TÉCNICAS MASCULINO FEMININO
 MADEIRAS* MADEIRAS*
Sonkal Taerigi (Faca da mão) 3 2
Yopcha Jirugi (Chute c/faca do pé) 4 2
Dollyo Chagi (Chute semicircular) 3 -

FAIXA PRETA – (I a IV DAN)
 
TÉCNICAS MASCULINO FEMININO
 MADEIRAS* MADEIRAS*
Ap Joomuk Jirugi  (Soco Frontal) 3 -
Sonkal Taerigi (Faca da mão) 4 2
Yopcha Jirugi (Chute c/faca do pé) 5 3
Dollyo Chagi (Chute semicircular) 4 2
Bandae Dollyo Chagi (Chute Reverso) 4 -
*Serão utilizadas madeiras de pinus aparelhada de 2 cm.
                                                                                                                                         
2. Equipe – (masculino/feminino) – acima de 17 anos
FAIXA COLORIDA – (4º a 1º GUP)
FAIXA PRETA – (I a IV DAN)
As EQUIPES serão formadas de 4 competidores, 3 titulares e um reserva.
As modalidades de disputas serão:
a) FORMA;
b) LUTA.
Obrigatório - Cada equipe deverá apresentar um técnico - (o mesmo não poderá ser árbitro).

a) TUL (FORMA)
Deverão se apresentar três competidores.
Os competidores disputarão uma forma opcional e outra designada
FAIXA COLORIDA – competirá com as FORMAS de Chon-Ji até Joong Gun
FAIXA PRETA – competirá com as FORMAS de Chon-Ji até Ge-Baek.

Deverão alinhar-se como quiserem e farão os movimentos individualmente ou juntos como escolherem, mas, isto deve ser visto como um trabalho em equipe. Por exemplo: Um membro da equipe não poderá fazer seus movimentos sem que os outros o siga em uníssono.

 

Nas disputas de forma por equipes serão aplicadas as seguintes decisões:

i. Quando três (3) ou mais árbitros decidem a favor de uma equipe, então esta equipe é a ganhadora. 
ii. Quando três (3) árbitros decidem dar empate e dois (2) decidem a favor de uma equipe, então esta equipe e a ganhadora. 
iii. Quando dois (2) árbitros decidem a favor de uma equipe, um (1) árbitro a favor da outra e dois (2) árbitros a favor do empate, então a equipe com os dois árbitros a favor é a ganhadora.
iv. Quando dois (2) árbitros decidem a favor de uma equipe e outros dois (2) árbitros a favor da outra e um (1) árbitro decide pelo empate, então se designará uma forma para ser executada, até que se decida a equipe ganhadora.
v. Quando um (1) árbitro decide em favor de um competidor e quarto (4) decidem pelo empate, então se designará uma forma para ser executada, até que se decida a equipe ganhadora.

b) MATSOKI (LUTA)
Disputarão três competidores livres de peso.
Tempo de disputa:
– FAIXA COLORIDA – 1 (um) round de 1:30 (um minuto e trinta segundos).
– FAIXA PRETA – 1 (um) round de 2 (dois minutos).

Nas disputas de luta por equipes serão aplicadas as seguintes decisões:

i. Quando três (3) ou quatro (4) árbitros laterais decidem a favor de um competidor, então este competidor é o  ganhador e dois (2) pontos serão somados ao placar da equipe. 
ii. Quando três (3) ou quatro (4) árbitros laterais decidem a favor de um empate, então um (1) ponto será dado  para cada equipe.
iii. Quando dois (2) árbitros laterais dão a decisão a favor de um competidor {dois (2) decidem a favor de um  competidor + um (1) decide pelo outro competidor + um (1) decide pelo empate ou dois (2) decidem pelo  empate}, então o competidor que obteve a decisão dos dois (2) árbitros é o ganhador e dois pontos serão  somados ao placar da equipe. 
iv. Quando dois (2) árbitros laterais decidem a favor de um competidor e os outros dois (2) decidem a favor do  outro competidor, então o resultado é um empate e um (1) ponto será somado ao placar de cada equipe.
v. Quando os três rounds terminarem e se o resultado for um empate, o técnico escolherá um (1) competidor para  lutar um combate extra de (1:30) um minuto e meio ou de dois (2) minutos, de acordo com a categoria. A  equipe do competidor ganhador deste combate será a vencedora. Se este resultado continuar empatado, então  o Primeiro Ponto anotado determinará o vencedor.
vi. No caso da decisão pelo Primeiro Ponto anotado será considerado ponto quando pelo menos três (3) árbitros  laterais decidem em favor de um competidor, então este competidor será o ganhador.

· CONTATO
Em caso de contato forte o árbitro considerará excesso tirando um ponto do competidor e não dará advertência.

· FERIMENTOS

i. Quando um competidor estiver ferido, o árbitro central deve parar o combate e chamar o médico. No momento que o médico se encontra em frente ao competidor ferido, ele tem no máximo dois (2) minutos para diagnosticar, tratar das feridas e decidir sobre a continuação da luta.
ii. Quando um competidor não pode continuar devido à decisão do médico:
 i.) ele/ela é o ganhador se o oponente é o responsável. 
 ii.) ele/ela é o perdedor se seu oponente não é responsável.
iii. Um competidor machucado, incapacitado de lutar, não poderá continuar lutando nesse dia de evento de acordo com a decisão médica. 
iv. O competidor que se recusa a aceitar a decisão médica será desqualificado da competição.
v. Caso os dois competidores se machuquem ao mesmo tempo, e de acordo com a decisão do médico fiquem  incapacitados para lutar, o vencedor será o que até o momento tenha ganhado a maior quantidade de pontos.  Se resultar num empate, o Conselho do ringue decidirá a respeito da competição.

· PROTETORES
Obrigatório: Luvas, Botas e Protetor Genital.
Até 12 anos Capacete
Opcional: Bucal, antebraço, tibial.
Cada competidor deverá dispor de seu equipamento individual de proteção
 
· QUALIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES
A qualificação dos participantes tanto técnica quanto na aptidão física e autorização em caso de menor de 18 anos, será de responsabilidade de cada entidade, que deverá apresentar as FICHAS: INSCRIÇÃO, TOTALIZADORA e DA EQUIPE, devidamente preenchidas.
 
CASO HAJA ACIDENTE, INFORMAMOS QUE A ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO CONTARÁ COM A PRESENÇA DE UM MÉDICO/SOCORRISTA DURANTE TODO O EVENTO, E O ATLETA SERÁ ENCAMINHADO PARA OS PRIMEIROS SOCORROS.
FICANDO OS ORGANIZADORES ISENTOS DE QUALQUER OUTRA RESPONSABILIDADE.

 


· INSCRIÇÃO
Somente poderão participar competidores filiados a Federação Brasileira de Taekwon-Do ITF, devendo para tanto estar em dia com a anuidade de 2007.
 
Os competidores deverão se inscrever até o dia 16 de Abril, através de seus professores:

· FILMAGENS & FOTOGRAFIAS
Somente será permitida à imprensa a filmagem e fotografia dentro da área de competição, devendo para tanto manter-se afastado dos ringues.
Os competidores e o público deverão fazê-lo somente da arquibancada.

· PROCEDIMENTOS GERAIS
Os competidores e técnicos deverão ficar fora da área de competição, entrando somente quando solicitado.
Qualquer anormalidade disciplinar ou de má conduta de competidores, delegados ou técnicos, prejudicando o desenvolvimento do Torneio será sancionado com a expulsão automática do mesmo sendo o caso levado a FETTESP, para o seu julgamento.
Faz parte integrante deste, os regulamentos oficiais da FEDERAÇÃO DE TAEKWON-DO TRADICIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO-ITF, FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TAEKWON-DO ITF e da INTERNATIONAL TAEKWON-DO FEDERATION.

· REGULAMENTO
O regulamento deverá ser fixado em todas as academias a disposição dos interessados, para que não haja nenhuma dúvida.

· DÚVIDAS
Favor entrar em contato através do telefone 3826.8962 (Mestre Djalma Santos)

Comitê Organizador

 

 

 

 

 

 

 

 


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